Prefeito e vereadores de Anahy tomam posse

Data de postagem: 15/11/2022

O novo prefeito de Anahy, Carlão (PSD), toma posse nesta sexta-feira (1º). Além dele, 9 vereadores assumem o cargo na Câmara Municipal para a legislatura 2021-2024.

O prefeito Carlos Antonio Reis tem 55 anos, é casado, declara ao TSE a ocupação de professor de ensino médio e tem superior completo. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 277.238,62. Já o vice Ronaldo (Ronaldo Aparecido de Freitas), do MDB, tem 49 anos, é casado, declara ao TSE a ocupação de agricultor e tem ensino fundamental incompleto. Ele não declara nenhum bem como patrimônio.

O prefeito e os vereadores do município foram eleitos em novembro do ano passado. A maior bancada da Câmara será do PSD, com 6 vereadores.

Cabe ao prefeito decidir onde aplicar os recursos repassados ao município pelo Estado ou pelo governo federal e como administrar o que é arrecadado de impostos, como IPTU e ISS. Ele também é responsável pelas políticas de áreas como educação, saúde, moradia, transporte público e saneamento básico. Para isso, conta com secretários que são nomeados. O prefeito também precisa trabalhar junto com os vereadores, que representam os cidadãos no Legislativo municipal.

Os vereadores são responsáveis por elaborar e propor leis. Os vereadores podem decidir, por exemplo, sobre a criação de políticas públicas. E têm a obrigação de fiscalizar o uso do dinheiro pelo Executivo e analisar a Lei Orçamentária Anual (LOA), que estabelece as despesas do ano seguinte do município.

Há a possibilidade de vereadores deixarem os cargos para assumir funções na prefeitura. Quando isso acontece, o cargo é assumido por um suplente.

Os vereadores de Anahy vão representar 2.788 habitantes. A cidade paranaense tem um PIB de R$ 74.185.286,00 e um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de 0,695, segundo a última medição do IBGE, que é de 2010. O IDH vai de 0 a 1 – quanto maior, mais desenvolvida a cidade – e tem como base indicadores de saúde, educação e renda. A média no Brasil é de 0,765, segundo dados de 2019 divulgados em 15 de dezembro de 2020 pelo Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD).

Fonte: https://g1.globo.com/pr/oeste-sudoeste/noticia/2021/01/01/prefeito-e-vereadores-de-anahy-tomam-posse-veja-lista-de-eleitos.ghtml